Nossa história
No início da década de 1990, a família da nossa fundadora, Dona Terezinha Gamba Pafundi, realizava um trabalho de assistência às famílias carentes do município de Santo André/SP, distribuindo cestas básicas. Sua filosofia de vida era o ensinamento de Cristo que pregava: “Fora da caridade não há salvação”.

Visitando as famílias atendidas, os voluntários identificaram que existiam idosas acamadas, que, por viverem em situação econômica precária, não dispunham do devido cuidado, tendo, assim, uma baixíssima qualidade de vida.

A vontade de mudar essa realidade logo aflorou. Durante uma visita ao Centro Espírita Chico Xavier, Dona Terezinha encontrou um empresário do município, expôs a condição daquelas idosas e pediu ajuda para acolhê-las. Ele, então, a convidou para conhecer um trabalho semelhante que realizava na instituição Casa do Tio Oscar, no centro de Santo André.

Ao se certificar de que o desejo e a vocação de Dona Terezinha eram realmente cuidar de idosos, o empresário comprou uma casa na Vila Helena e cedeu o espaço para o desenvolvimento do projeto. Nascia ali a Casa do Caminho Ananias, atendendo, inicialmente, oito idosas acamadas, oriundas de situação de risco e/ou de vulnerabilidade social.

Com o passar do tempo, identificamos também a necessidade de trabalhar o fortalecimento de vínculos familiares de crianças e adolescentes. Iniciamos essa atuação, que foi mantida por mais de uma década. No entanto, dificuldades financeiras, agravadas pela pandemia, levaram ao encerramento das atividades desse ramo.

Atualmente, a instituição atende 47 idosas e tem seu trabalho reconhecido e valorizado na cidade de Santo André e região.